Programação de Eventos e eventos realizados




Estamos organizando uma reunião, para retomada dos trabalhos do Geoparque Ciclo do Ouro de Guarulhos,  no dia 03 de abril de 2017 às 10h, no Teatro Adamastor, auditório 2A – na Avenida Monteiro Lobato, 734, Centro, Guarulhos, onde será apresentada a proposta do Projeto “Geoparque Ciclo do Ouro de Guarulhos – estágio atual e perspectivas”.
Esperando a participação e colaboração na reunião e continuidade dos trabalhos, divulguem aos atores que considerem importantes.
Encaminhamos convite em anexo.
Saudações e até lá.



Texto Divulgação

Os membros do Grupo de Trabalho para implantação do Geoparque Ciclo do Ouro de Guarulhos, coordenado pela Prefeitura de Guarulhos, promovem no dia 13 de dezembro de 2012, Bristol Dobly International ex-Mercure Guarulhos, Rua José de Andrade, 63 Guarulhos, Brasil
 a apresentação para a comunidade Guarulhense do primeiro volume da obra GEOPARQUES DO BRASIL-PROPOSTAS, lançado pelo Serviço Geológico do Brasil-CPRM, entregue para a comunidade técnico-científica nacional e internacional, atendendo uma de suas missões precípuas: a geração e a difusão de informações geológicas, incluindo em suas linhas de atuação a caracterização física de áreas de interesse geoturístico. A publicação contemplou a proposta do Geoparque de Guarulhos coroando os trabalhos desenvolvidos na Cidade, que envolveram vários órgãos da Prefeitura, Universidades, Institutos de Pesquisa, Entidades Religiosas, Proprietários e Organizações não Governamentais. No evento serão expostos painéis, mostruário de rochas e peças do Geoparque a partir das 16:00h e as apresentações terão início as 19:00h.
Os Geoparques representam uma iniciativa em nível mundial bem sucedida. No ano 2000 eram quatro geoparques em quatro países europeus formando a Rede Europeia de Geoparques. Atualmente são 87 geoparques espalhados em 27 países do mundo, formando a Rede Global de Geoparques sob os auspícios da UNESCO.
De acordo com a Rede Global de Geoparques, um geoparque representa uma área geográfica onde o patrimônio geológico faz parte de um conceito holístico de proteção, educação e desenvolvimento sustentável. São territórios abertos sem enquadramento legal, onde sítios geológicos de valor singular do ponto de vista científico, educativo, turístico e outros, criam os meios (geração de renda e empregos) para a preservação do patrimônio geológico. Além de difundirem o conhecimento científico, promovem ações educativas para a popularização das Geociências e dessa maneira dão suporte ao desenvolvimento sustentável através do geoturismo.
Esse primeiro volume reúne portanto importante conjunto de informações sobre 17 propostas de geoparques espalhadas de norte a sul do país, englobando a proposta do Geoparque Ciclo do Ouro de Guarulhos, onde são reconhecidos sítios do patrimônio geológico de especial importância científica, raridade e beleza geológica, e valor cultural, histórico, arqueológico e ecológico, associados à gênese, prospecção e exploração de ouro, a partir do século XVI. Seus componentes pela relevância permitem ações de educação e turismo que ampliam o conhecimento das Ciências da Terra, da Cultura e da História local.
O Geoparque proposto para Guarulhos permitirá incrementar o desenvolvimento sustentável ao incorporar ações de preservação, turismo e educação em especial no setor serrano, envolvendo o Parque Natural Municipal da Cultura Negra Sítio da Candinha, as estruturas arqueológicas ao longo do ribeirão das Lavras, os Parques Estaduais da Cantareira e da Serra do Itaberaba e o Pico Pelado, além de manifestações populares como a Festa de Bonsucesso e expressões da cultura afro.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Exposição do Geoparque Ciclo do Ouro Guarulhos na Festa de Bonsucesso.

Na mostra será possível visualizar os componentes geológicos e e arqueológicos do trabalho escravo, da religiosidade e do imaginário da época, retratando nos locais: Bonsucesso, Capelinha, Lavras, Nhanguçu e Itaberaba. As estruturas de mineração de ouro, entre as mais relevantes do Brasil, estão preservadas em relevo notável e exuberante Mata Altântica.
Dias: aos finais de semana (05, 11,12,18, 19, 24, 25 e 26) das 14:00 as 21:00 horas.
Local do estande: na escola ao lado da Paróquia  Nossa Senhora de Bonsucesso.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 1º Seminário do Geoparque Ciclo do Ouro de Guarulhos

No próximo dia 17 de junho, a Prefeitura de Guarulhos realizará o 1º Seminário do Geoparque Ciclo do Ouro de Guarulhos. O evento acontecerá no Auditório do Paço Municipal das 8h às 13h. A iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente tem como objetivo incentivar a preservação de sítios geológicos importantes para o ciclo do ouro do estado de São Paulo no século XVI.
Devem participar do encontro estudantes de nível médio e superior, além de professores e outros profissionais de educação. Durante o evento, serão exibidos trabalhos e estudos que possuem o parque como tema. Além da conferência, haverá na ocasião o lançamento do blog "Geoparque Ciclo de Ouro - Guarulhos". Mais informações pelo telefone (11) 2441-4663.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Nenhum comentário:

Postar um comentário